123

AT E OS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

19/10/2019 (sábado) - 8h30 às 18h30

Muitos indicadores positivos de bem-estar, de saúde, de rendimento acadêmico, de sucesso profissional e de desenvolvimento socioemocional vêm sendo associados às habilidades sociais. Na infância e adolescência, as habilidades sociais são consideradas como facilitadores acadêmicos e como “protetoras” de vários problemas de comportamento e de transtornos psicológicos. Por isso, tem sido amplamente reconhecida a importância de aprimorarmos nossas habilidades sociais e a competência social.

Atualmente, vemos o aumento de pesquisas e dados que demonstram o crescimento de diagnósticos na infância e adolescência, o que nos alerta sobre a importância de intervir precocemente e auxiliar na melhora da qualidade de vida adulta.

 

Cronograma do curso: 

– Definição de AT e terapia grupal

– Habilidades sociais

– Dados da infância e adolescência (fatores de risco/proteção e epidemiologia)

– Transtornos na infância e adolescência

– Intervenção (habilidades sociais aplicada aos transtornos): habilidades do terapeuta, ambiente do cliente (pais, escola e profissionais) e táticas de generalização.

 

Professoras responsáveis:

MÁRCIA RODRIGUES

CRP 06/109214

Psicóloga pela Universidade São Francisco. Especialização em Clínica Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma. Formação em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR). Experiência na implantação e atuação em serviços psicossociais de média e alta complexidade. Experiência na construção de planos pedagógicos e de políticas públicas. Ministrou palestras com temas diversos para Fundação CASA Atibaia, Santa Casa de Atibaia e FAAT – Faculdades e escolas estaduais. Participou de Conselhos Municipais de Assistência Social. Participou de cursos com temáticas voltadas ao público infanto-juvenil. Atuação em casos psiquiátricos graves e de difícil manejo. Líder do Projeto Rolê da Equipe AT e QG do Rolê – Terapia em Grupo. Psicóloga da Equipe AT. Professora do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Supervisora da Equipe Fluxo.

MELISSA SUZUKI

CRP 06/119038

Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Aprimoramento em Psicologia em Hospital Geral pelo Hospital das Clínicas HCFMUSP. Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência na UNIFESP. Experiência em acompanhamento de crianças com TEA moderado a grave no treino de atividades de vida diária (AVD) e processo de inclusão escolar. Atuação com crianças, adolescentes e adultos com transtornos psiquiátricos e treino de habilidades sociais. Líder do Projeto Rolê da Equipe AT e QG do Rolê – Terapia em Grupo. Psicóloga da Equipe AT.

MAÍSA SARAIVA

CRP 06/128833

Psicóloga pelo Centro Universitário São Camilo. Extensão Universitária em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Formada em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN-IPq-FMUSP. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma. Facilitadora do Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF) da Profa. Dra. Lídia Weber. Aprimoramento em Orientação Parental/Intervenção com Crianças e Adolescentes e Terapias Comportamentais Contextuais pelo Centro Paradigma. Participação em cursos e organização de eventos relacionados à Análise do Comportamento e Terapia Comportamental. Líder do Projeto Equipe de Pais. Professora do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Psicóloga clínica e da Equipe AT. Supervisora da Equipe Fluxo.

 

Inscrições no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/at-e-os-transtornos-psiquiatricos-na-infancia-e-adolescencia__619103

Alameda Santos, 1827