fbpx

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO (AT) E TERAPIA FORA DO CONSULTÓRIO

o que é? como? onde?

<<< Setembro – Curso Online com Certificado

Data/Horário

Sexta-feira, 29 de setembro de 2023, sexta-feira, 18h30 às 22h30 (noite)

Coordenação

Filipe Colombini

Fundador e CEO da Equipe AT. Coordenador acadêmico e professor do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Professor do Curso de AT do GREA-IPq-HCFMUSP. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Aprimoramento em Gestão Comportamental de Empresas (OBM) pelo Centro Paradigma e Psicoterapia Baseada em Evidências pelo InPBE. Psicólogo pela Universidade Mackenzie. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN-IPq-HCFMUSP. Formação em Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias pelo Centro Paradigma. Facilitador do Método do Programa de Qualidade na Interação Familiar.

Professor

Renan Leôncio

Psicólogo formado pela Universidade Anhembi Morumbi. Aprimoramento interno em Orientação parental e AT. Participação em cursos e eventos relacionados à Análise do Comportamento. Atuação em casos de transtorno de humor, transtorno do espectro autista, dependência química e habilidades sociais. Monitor e co-supervisor do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Líder do QG do Rolê – treinamento de habilidade sociais da Equipe AT. Gestor da Formação da Equipe AT. Psicólogo da Equipe AT.

Ementa e Conteúdo

  • História do AT no Brasil/Global: Modificação do Comportamento, Terapia Comportamental Clássica, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e Terapias de “Terceira Geração”: Ativação Comportamental (BA), Psicoterapia Analítico-Funcional (FAP), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Comportamental Dialética (DBT)
  • Terapia Analítico-Comportamental (TAC) e a história da construção brasileira
  • Estrutura da DBT e a construção brasileira da Equipe AT: funções e processos para atendimento de casos psiquiátricos graves e complexos
  • Acompanhamento Terapêutico: avaliação funcional no ambiente natural, estabelecimento de objetivos comportamentais, intervenções verbais e ambientais e táticas de generalização/autonomia e independência funcional
  • Lugar do AT na Terapia Baseada em Processos e na Psicoterapia Baseada em Evidências: de onde veio e para onde vai a atuação fora do consultório?

>> INVESTIMENTO <<

Estudantes de Graduação: R$ 100,00 / Profissionais: R$ 150,00

>> CONTATO/INSCRIÇÕES <<

cursosequipeat@gmail.com / WhatsApp 11 97658-2029 (falar com Renan Leôncio)

Referências do Curso

Beltramello, O. (2018). Acompanhamento Terapêutico: características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil. Dissertação, 1696 p., Londrina, PR: UEL.

Bolsoni-Silva, A. T. & Josua, D. (2019). Instrumentos de avaliação na pesquisa e na prá- tica clínica: questões relevantes para a produção de evidências na TAC. Perspectivas em Análise do Comportamento, 10(1), 42-63.

Cassas, F. A. (2013) Acompanhamento terapêutico como prática do analista do comportamento: Uma caracterização histórica com base no behaviorismo radical (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Colombini, F. A. & Moroz, M. (2022). Estudar – Análise da Produção Científica em Periódicos Brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, 26.

Colombini, F., Shoji, F. T., & Pergher, N. K. (2012). Ansiedade matemática e desenvolvimento de hábitos de estudo: Algumas possibilidades de atuação do acompanhante terapêutico. Em: C. V. V. B. Pessoa, C. E. Costa & M. F. Benvenuti (Orgs.) Comportamento em Foco (pp. 131-142). São Paulo: ABPMC.

Dorigon, L. T. & Andery, M. A. P. A. (2015). Estímulos reforçadores automáticos, naturais e arbitrários: uma proposta de sistematização. Acta Comportamentalia, 23(3), 307-321.

Fogaça, F. F. S., Tatmatsu, D. I. B., Comodo, C. N., Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2019). O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(2), 217-231.

Guedes, M. L. (1993). Equívocos da terapia comportamental. Temas em Psicologia, 2, 81-85.

Hayes, S. C & Hofmann, S. G. (2020). Terapia cognitivo-comportamental baseada em processos. Artmed, 492p.

Hofmann, S. G., & Hayes, S. C. (2019). The future of intervention science: Process based therapy. Clinical Psychological Science, 7(1), 37–50.

Hofmann S. G., & Hayes S. C. (2020). Beyond the DSM: A process-based approach. Oakland, CA: Context Press / New Harbinger.

Kienen, N., Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2013). Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta Comportamentalia, 21(4), 481-494.

Kubo,  O.  M.,  &  Botomé,  S.  P.  (2001).  Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, 5(1).

Marco, M. N. (2011). Acompanhante terapêutico: Caracterização da prática profissional na perspectiva da Análise do Comportamento (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.

Santos, M. A. dos, Mishima-Gomes, F. K. T., Pillon, S. C., Zanetti, A. C. G., Souza, J. de, Miasso, A. I., & Peres, R. S. (2015). Produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira: Revisão da literatura. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 64-77.

Stokes, T. F., & Baer, D. M. (1977). An implicit technology of generalization. Journalof Applied Behavior Analysis, 10, 349–367.

compartilhar

EQUIPE AT ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO & SERVIÇOS DE PSICOLOGIA LTDA - CRP 06/6598/J

Desenvolvido por Espaço Comunicação. Copyright 2020 © Equipe AT Acompanhamento Terapêutico & Serviços de Psicologia Ltda (CRP 06/6598/J). Todos os direitos reservados.