OBJETIVO:
Oferecer conhecimento teórico, prático e vivencial sobre o Acompanhamento Terapêutico em Ambiente Escolar
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e Educação, interessados em trabalhar com acompanhamento terapêutico em contexto escolar.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Histórico do AT – Mundo, Brasil e Equipe AT
- AT Escolar – definição, função e multidisciplinaridade
- Diagnósticos e demandas frequentes para o AT Escolar
- Manejo comportamental em sala de aula
- Definição de objetivos comportamentais e pedagógicos
- Desafios da generalização – autonomia e independência
- Ética e trabalho em equipe – o que e como fazer
- O papel da família e rede profissional
- Orientação/treinamento parental/familiar
- Desenvolvimento de autocontrole e auto monitoramento
- Estudo de casos e vivências
CORPO DOCENTE:
Luiz Oliveira
Sócio-Diretor da Equipe AT. Psicólogo formado pela Universidade Mackenzie. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pela USP. Especialista em Políticas Públicas e Organizações Sociais. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN-IPq-HCFMUSP. Experiência em trabalhos voltados a políticas públicas para crianças e adolescentes. Experiência com instrumentos de avaliações psicológicas. Psicólogo clínico e da Equipe AT. Professor do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Supervisor sênior da Equipe AT. Coordenador e fundador das células plenas da Equipe AT.
ONDE:
Presencial > Sala Equipe AT: Avenida Paulista, 2073 – Horsa 1 – Cj112 (11 andar) / São Paulo-SP (Prédio do Conjunto Nacional da cidade de São Paulo / em frente ao metrô Consolação)
*Curso não será gravado em função das vivências e da privacidade dos participantes
DIA E HORÁRIO:
>> Dia 28/09/2024 (sábado) – 9h às 18h <<
(teremos horários para almoço, pausas e coffee)
INVESTIMENTO:
Valor único: R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais)
INSCRIÇÕES/MAIS INFORMAÇÕES:
cursosequipeat@gmail.com
WHATSAPP (11) 94530-2668 (Gestão de Cursos Equipe AT – Renan Leoncio)
WHATSAPP do nosso Gestor de Cursos (Renan Leoncio): CLIQUE AQUI
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI
REFERÊNCIAS PRÉVIAS:
Botomé, S.P. (1981). Objetivos comportamentais no ensino: A contribuição da Análise Experimental do Comportamento. Tese de doutorado não publicada, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Colombini, F., Shoji, F. T., & Pergher, N. K. (2012). Ansiedade matemática e desenvolvimento de hábitos de estudo: Algumas possibilidades de atuação do acompanhante terapêutico. In C. V. V. B. Pessoa, C. E. Costa & M. F. Benvenuti (Orgs.) Comportamento em Foco (pp. 131-142). São Paulo: ABPMC.
Kienen, N. (2008). Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2001). Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, 5(1).
Marco, M. N. (2011). Acompanhante terapêutico: Caracterização da prática profissional na perspectiva da Análise do Comportamento (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.
Moskorz, L.; Kubo, O. M.; De Luca, G. G. De, & Botomé, S. P. (2012). Um exame dos fundamentos para diferentes denominações das intervenções do analista do comportamento em contexto clínico. Acta Comportamentalia, 20(3). 343-365.
Santos, M. A. dos, Mishima-Gomes, F. K. T., Pillon, S. C., Zanetti, A. C. G., Souza, J. de Miasso, A. I., & Peres, R. S. (2015). Produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira: Revisão da literatura. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 64-77.
Sereno, D. (2006). Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva. Psyche (São Paulo), 10(1), 167-179.
Silva, A. S. T., & Silva, R. N. (2006). A emergência do acompanhamento terapêutico e as políticas de saúde mental. Psicologia: Ciência e Profissão, 26(2), 210-221.
Silva, A. M. D., & Mendes, E. G. (2012). Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais. Revista Brasileira de Educação Especial, 18(01), 53-70.
Zamignani, D. R.; Kovac, R., & Vermes, J. S. (2007). A clínica de portas abertas: Experiências e fundamentação do acompanhante terapêutico e da prática clínica em ambiente extraconsultório. São Paulo: ESETec