OBJETIVO
Oferecer um espaço de cuidado e de troca para o Acompanhante Terapêutico Escolar (AT Escolar), proporcionando discussão de dúvidas, necessidades, reflexões; abordagens sobre o mercado de trabalho, inclusão escolar, dentre outras demandas importantes para essa atividade estratégica.
PÚBLICO ALVO
Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e Educação, que trabalham e/ou estão interessados em trabalhar com Acompanhamento Terapêutico Escolar (AT Escolar).
ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS
- Inclusão escolar e o papel do AT Escolar.
- Legislação brasileira sobre inclusão escolar e as especificidades do “campo do autismo”
- PEI (Plano Educacional Individualizado) e as interfaces com a Pedagogia e Psicopedagogia
- Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o campo da Educação
- Contribuições e objetivos do AT Escolar. Pergunta: AT Escolar promove a autonomia da escola?
- Afinal de contas, o AT Escolar é para desenvolver habilidades de estudos ou habilidades sociais?
- Lugar de AT é na escola? Quais as estratégias do AT para não ser apenas “aplicador”?
- Debates recentes sobre o tema. Pergunta: Quais as táticas de generalização para casa-escola-casa?
MEDIADOR
Luiz Alberto de Oliveira – CRP 06/101772
Diretor da Equipe AT. Gestor dos ATs Escolares. Sócio do QG do Rolê. Psicólogo formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pela USP. Especialista em Políticas Públicas e Organizações Sociais. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN-IPq-HCFMUSP. Experiência em trabalhos voltados a políticas públicas para crianças e adolescentes. Experiência com instrumentos de avaliações psicológicas. Psicólogo clínico e da Equipe AT. Professor do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Supervisor Sênior da Equipe AT. Atuação no HDI-IPq-HCFMUSP (Hospital Dia Infantil).
ONDE E QUANDO
Modalidade Online – Plataforma Zoom (link a ser direcionado)
Plantão será gravado e disponibilizado posteriormente para os inscritos (mesmo que não participe no dia)
21/05/2025 (quarta-feira) – período noturno 19h às 21h
INVESTIMENTO
- Valor único: R$ 50,00 (cinquenta reais)
- POLÍTICA DE CANCELAMENTO: o aviso de desistência de compra do curso deve ser realizado em até 7 (SETE) dias úteis antes da realização dele, ou seja, dia 08/03/2025 (via e-mail e/ou whatsapp). Caso haja o aviso no prazo estabelecido, o estorno total do valor será realizado em até 30 (TRINTA) dias úteis contados após a sinalização de desistência.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- WHATSAPP da área de Cursos Equipe AT: CLIQUE AQUI
REFERÊNCIAS PRÉVIAS
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009b.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
MEC/SEESP/GAB. Nota técnica Nº 19/2010 – Profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública de ensino. Disponível em: https://inclusaoja.com.br/2011/06/03/profissionais-de-apoio-para-alunos-com-deficiencia-e-tgd-matriculados-nas-escolas-comuns-nota-tecnica-192010-mecseespgab/. Acesso em 09.04.2024
MENDES, Rodrigo Hübner. Conceitos fundamentais da educação inclusiva. MENDES, Rodrigo Hübner (org). Educação inclusiva na prática: experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santilillana, 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Brasília, 2009a.
ZANOTTO, Maria de Lurdes Bara; MOROZ, Melania; GIOIA, Paula Suzana. Behaviorismo radical e educação. REDEPSI, 22/08/2008. Disponível em < https://www.redepsi.com.br/2008/08/22/behaviorismo-radical-e-educa-o/>. Acesso em 09/04/2024
MOROZ, Melania; LUNA, Sergio Vasconcelos de. Professor: o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental. Psicol. educ., São Paulo , n. 36, p. 115-121, jun. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752013000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 abr. 2024.