OBJETIVO
Oferecer uma discussão sobre o papel e desafios do Acompanhante Terapêutico Escolar (AT Escolar) em casos de inclusão escolar na sala de aula, focalizando os casos e demandas relacionadas ao autismo.
PÚBLICO ALVO
Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e Educação, interessados em trabalhar com Acompanhamento Terapêutico Escolar (AT Escolar) e casos/demandas relacionadas ao autismo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O que é inclusão escolar de casos de autismo? Há algum avanço atual?
- Legislação brasileira sobre inclusão escolar e as especificidades do “campo do autismo”
- PEI (Plano Educacional Individualizado) e as interfaces com a Pedagogia e Psicopedagogia
- Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o campo da Educação
- Contribuições e objetivos do AT Escolar. Pergunta: AT Escolar promove a autonomia da escola?
- Afinal de contas, o AT Escolar é para desenvolver habilidades de estudos ou habilidades sociais?
- Lugar de AT é na escola? Quais as estratégias do AT para não ser apenas “aplicador”?
- Debates recentes sobre o tema. Pergunta: Quais as táticas de generalização para casa-escola-casa?
PROFESSORA
Jásio Dario Freddo Caglia – CRP 06/130909
Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicólogo e Acompanhante Terapêutico de nível Master na Equipe AT. Atua como AT de crianças, adolescentes e adultos. Atuação desenvolvendo hábitos de estudos e treino de habilidades sociais. Experiência em casos de autismo com diferentes níveis de complexidade (AT Social e Escolar). Atua com orientação e treinamento parental no núcleo Pais em Foco Equipe AT. Supervisor da Equipe Equipe AT.
ONDE E QUANDO
Modalidade Online – Plataforma Zoom (link a ser direcionado)
Curso será gravado e disponibilizado posteriormente para os inscritos (mesmo que não participe no dia)
12/04/2025 (sábado pela manhã) – 9h às 13h
INVESTIMENTO
- Estudantes de Graduação (com comprovante de matrícula): R$ 180,00
- Profissionais e Estudantes de Pós-Graduação: R$ 300,00
- POLÍTICA DE CANCELAMENTO: o aviso de desistência de compra do curso deve ser realizado em até 7 (SETE) dias úteis antes da realização dele, ou seja, dia 08/03/2025 (via e-mail e/ou whatsapp). Caso haja o aviso no prazo estabelecido, o estorno total do valor será realizado em até 30 (TRINTA) dias úteis contados após a sinalização de desistência.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- WHATSAPP da área de Cursos Equipe AT: CLIQUE AQUI
REFERÊNCIAS PRÉVIAS
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009b.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
MEC/SEESP/GAB. Nota técnica Nº 19/2010 – Profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública de ensino. Disponível em: https://inclusaoja.com.br/2011/06/03/profissionais-de-apoio-para-alunos-com-deficiencia-e-tgd-matriculados-nas-escolas-comuns-nota-tecnica-192010-mecseespgab/. Acesso em 09.04.2024
MENDES, Rodrigo Hübner. Conceitos fundamentais da educação inclusiva. MENDES, Rodrigo Hübner (org). Educação inclusiva na prática: experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santilillana, 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Brasília, 2009a.
ZANOTTO, Maria de Lurdes Bara; MOROZ, Melania; GIOIA, Paula Suzana. Behaviorismo radical e educação. REDEPSI, 22/08/2008. Disponível em < https://www.redepsi.com.br/2008/08/22/behaviorismo-radical-e-educa-o/>. Acesso em 09/04/2024
MOROZ, Melania; LUNA, Sergio Vasconcelos de. Professor: o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental. Psicol. educ., São Paulo , n. 36, p. 115-121, jun. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752013000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 abr. 2024.