fbpx

AT ESCOLAR: INCLUSÃO EM SALA DE AULA

OBJETIVO:

Oferecer uma discussão sobre o papel e desafios do Acompanhante Terapêutico Escolar (AT Escolar) em casos de inclusão escolar na sala de aula.

PÚBLICO ALVO:

Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e Educação, interessados em trabalhar com Acompanhamento Terapêutico Escolar (AT Escolar).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • O que é inclusão escolar?
  • Legislação brasileira sobre inclusão escolar
  • PEI (Plano Educacional Individualizado)
  • Contribuições da Análise do Comportamento para o campo da Educação
  • Contribuições e objetivos do AT Escolar
  • Afinal de contas, o AT Escolar é para desenvolver habilidades de estudos ou habilidades sociais?
  • Lugar de AT é na escola?
  • Debates recentes sobre o tema

CORPO DOCENTE:

Jásio Dario Freddo CagliaCRP 06/130909

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Acompanhante terapêutico na Equipe AT de nível sênior. Atua como AT de crianças, adolescentes e adultos. Atuação desenvolvendo hábitos de estudos e treino de habilidades sociais. Atua com orientação e treinamento parental na Equipe AT. Supervisor da Equipe Equipe AT.

ONDE:

Modalidade Online – Plataforma Zoom (link a ser enviado)

Curso será gravado e disponibilizado posteriormente para os inscritos

DIA E HORÁRIO:

>> Dia 10/05/2024 (sexta-feira) – 18h às 22h <<

INVESTIMENTO:

Estudantes de Graduação: R$ 100,00 / Profissionais: R$ 150,00

INSCRIÇÕES/MAIS INFORMAÇÕES:

cursosequipeat@gmail.com
WHATSAPP (11) 94530-2668 (Gestão de Cursos Equipe AT – Renan Leoncio)

WHATSAPP do nosso Gestor de Cursos (Renan Leoncio): CLIQUE AQUI

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI

REFERÊNCIAS PRÉVIAS:

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009b. 

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).  

MEC/SEESP/GAB. Nota técnica Nº 19/2010 – Profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública de ensino. Disponível em: https://inclusaoja.com.br/2011/06/03/profissionais-de-apoio-para-alunos-com-deficiencia-e-tgd-matriculados-nas-escolas-comuns-nota-tecnica-192010-mecseespgab/. Acesso em 09.04.2024 

MENDES, Rodrigo Hübner. Conceitos fundamentais da educação inclusiva. MENDES, Rodrigo Hübner (org). Educação inclusiva na prática: experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santilillana, 2020.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Brasília, 2009a.

ZANOTTO, Maria de Lurdes Bara; MOROZ, Melania; GIOIA, Paula Suzana. Behaviorismo radical e educação. REDEPSI, 22/08/2008. Disponível em < https://www.redepsi.com.br/2008/08/22/behaviorismo-radical-e-educa-o/>. Acesso em 09/04/2024

MOROZ, Melania; LUNA, Sergio Vasconcelos de. Professor: o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental. Psicol. educ.,  São Paulo ,  n. 36, p. 115-121, jun.  2013 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752013000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  09  abr. 2024.

CASSAS, Albregard Fernando; KOVAC, Roberta; MALAVAZZI, Marino Dante. O atendimento em ambiente extraconsultório: a prática do acompanhamento terapêutico. In:,BORGES, Batista Nicodemos; CASSAS, Albregard Fernando(Org). Clínica analítico comportamental aspectos teóricos e práticos, Artmed, 2012. P 270-276

PERGUER, Kuckartz Nicolau; et al. Desenvolvendo hábitos de estudo. In: BORGES, Batista Nicodemos; CASSAS, Albregard Fernando(Org). Clínica analítico comportamental aspectos teóricos e práticos, Artmed, 2012. P 277-286

compartilhar

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print

EQUIPE AT ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO & SERVIÇOS DE PSICOLOGIA LTDA - CRP 06/6598/J

Desenvolvido por Espaço Comunicação. Copyright 2020 © Equipe AT Acompanhamento Terapêutico & Serviços de Psicologia Ltda (CRP 06/6598/J). Todos os direitos reservados.