OBJETIVO
Oferecer uma discussão inédita sobre os aspectos teóricos, técnicos e de prestação de serviços do Acompanhante Terapêutico Judicial (AT Judicial), articulando com princípios e processos comportamentais.
PÚBLICO ALVO
Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde, Educação e Judicial.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- O que faz o AT da Equipe AT
- O que faz o AT no judiciário
- AT versus Perito judicial
- Estatuto da Criança e do Adolescente ECA
- Vara da Família
- Vara da Infância e Juventude
- AT como dispositivo para garantia de direitos e cuidados
- AT na reconstrução de laços familiares
- Desafios da prática do AT Judicial
- Fazer ou fazer documentos?
- Ética profissional em casos de ATs judiciais
PROFESSORA
Daiane Canela – CRP 06/146195
Supervisora da Equipe AT e dos ATs Judiciais. Psicóloga clínica e Psicóloga máster da Equipe AT. Especialista em Análise do Comportamento Clínica pelo IBAC e em Psicologia Jurídica pela PUC-GO. Formação em Acompanhamento Terapêutico no Judiciário pelo Instituto Sustentáculo. Especialista em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Psicóloga pela Universidade Anhembi Morumbi. Aprimoramento em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR. Curso de Psicobiologia pela Unifesp. Cursos e eventos relacionados à Análise do Comportamento e Saúde Pública. Atuação em casos de transtornos psiquiátricos, judiciais, habilidades sociais, atendimento infantil e orientação parental.
ONDE E QUANDO
Modalidade Online – Plataforma Zoom (link a ser direcionado)
Curso será gravado e disponibilizado posteriormente para os inscritos (mesmo que não participe no dia)
08/03/2025 (sábado pela manhã) – 9h às 13h
INVESTIMENTO
- Estudantes de Graduação (com comprovante de matrícula): R$ 180,00
- Profissionais e Estudantes de Pós-Graduação: R$ 300,00
- POLÍTICA DE CANCELAMENTO: o aviso de desistência de compra do curso deve ser realizado em até 7 (SETE) dias úteis antes da realização dele, ou seja, dia 08/03/2025 (via e-mail e/ou whatsapp). Caso haja o aviso no prazo estabelecido, o estorno total do valor será realizado em até 30 (TRINTA) dias úteis contados após a sinalização de desistência.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
- WHATSAPP da área de Cursos Equipe AT: CLIQUE AQUI
REFERÊNCIAS PRÉVIAS
GOMIDE, Paula Inez Cunha. Pais presentes, pais ausentes: regras e limites. Editora Vozes Limitada, 2017.
BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
BRAZIL, Glicia Barbosa de Mattos. Psicologia jurídica: a criança, o adolescente e o caminho do cuidado na justiça: a trajetória nas avaliações psicológicas nas Varas da Família e Criminal. 2.ed, Indaiatuba, SP: Editora Foco, 2023.
ZUGMAN, Maiana Jugend. “Tem alguém vendo”: visita monitorada em Vara de família sob a perspectiva de operadores do direito, psicólogas judiciárias e familiares. São Paulo, 2019.
REFOSCO, Helena Campos; FERNANDES, Martha Maria Guida. Entre o afeto e a sanção: uma crítica à abordagem punitiva da alienação parental. Revista Direito GV, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 79-98, jan./abr. 2018.
FABER, Adele; MAZLISH, Elaine. Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
SILVA, Evani Zambon Marques da. Psicologia Jurídica: um percurso nas Varas de Família do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 33, n. 4, p. 902-917, 2013.