OBJETIVO:
Oferecer um panorama do mercado de trabalho e realidade da rotina e dia a dia do AT Escolar.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e Educação, interessados em trabalhar com Acompanhamento Terapêutico Escolar (AT Escolar).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Contribuições da Análise do Comportamento para o campo da Educação
- Contribuições e objetivos do AT Escolar
- Legislação Brasileira sobre inclusão escolar
- O que é inclusão escolar? Lugar de AT é na escola?
- Bate-papo honesto sobre as condições de mercado de trabalho para o AT Escolar
- Diferenças de localização (oferta/demanda)
- Questões do trabalho: Burnout, cobranças, pouco apoio de supervisão…
- Debates recentes sobre o tema!
CORPO DOCENTE:
Jásio Dario Freddo Caglia – CRP 06/130909
Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Acompanhante terapêutico na Equipe AT de nível master. Atua como AT de crianças, adolescentes e adultos. Atuação desenvolvendo hábitos de estudos e treino de habilidades sociais. Atua com orientação e treinamento parental na Equipe AT. Supervisor pleno da Equipe Equipe AT.
ONDE:
Modalidade Online – Plataforma Zoom (link a ser enviado)
Curso será gravado e disponibilizado posteriormente para os inscritos
DIA E HORÁRIO:
>> Dia 09/08/2024 (sexta-feira) – 18h às 22h <<
INVESTIMENTO:
Estudantes de Graduação: R$ 100,00 / Profissionais: R$ 150,00
INSCRIÇÕES/MAIS INFORMAÇÕES:
cursosequipeat@gmail.com
WHATSAPP (11) 94530-2668 (Gestão de Cursos Equipe AT – Renan Leoncio)
WHATSAPP do nosso Gestor de Cursos (Renan Leoncio): CLIQUE AQUI
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI
REFERÊNCIAS PRÉVIAS:
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmera de Educação Básica. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009b.
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
MEC/SEESP/GAB. Nota técnica Nº 19/2010 – Profissionais de apoio para alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento matriculados nas escolas comuns da rede pública de ensino. Disponível em: https://inclusaoja.com.br/2011/06/03/profissionais-de-apoio-para-alunos-com-deficiencia-e-tgd-matriculados-nas-escolas-comuns-nota-tecnica-192010-mecseespgab/. Acesso em 09.04.2024
MENDES, Rodrigo Hübner. Conceitos fundamentais da educação inclusiva. MENDES, Rodrigo Hübner (org). Educação inclusiva na prática: experiências que ilustram como podemos acolher todos e perseguir altas expectativas para cada um. São Paulo: Fundação Santilillana, 2020.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Brasília, 2009a.
ZANOTTO, Maria de Lurdes Bara; MOROZ, Melania; GIOIA, Paula Suzana. Behaviorismo radical e educação. REDEPSI, 22/08/2008. Disponível em < https://www.redepsi.com.br/2008/08/22/behaviorismo-radical-e-educa-o/>. Acesso em 09/04/2024
MOROZ, Melania; LUNA, Sergio Vasconcelos de. Professor: o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/comportamental. Psicol. educ., São Paulo , n. 36, p. 115-121, jun. 2013 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752013000100011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 abr. 2024.
CASSAS, Albregard Fernando; KOVAC, Roberta; MALAVAZZI, Marino Dante. O atendimento em ambiente extraconsultório: a prática do acompanhamento terapêutico. In:,BORGES, Batista Nicodemos; CASSAS, Albregard Fernando(Org). Clínica analítico comportamental aspectos teóricos e práticos, Artmed, 2012. P 270-276
PERGUER, Kuckartz Nicolau; et al. Desenvolvendo hábitos de estudo. In: BORGES, Batista Nicodemos; CASSAS, Albregard Fernando(Org). Clínica analítico comportamental aspectos teóricos e práticos, Artmed, 2012. P 277-286