Curso Presencial com o CEO Filipe Colombini
OBJETIVO:
Oferecer conhecimento teórico, prático e vivencial sobre o Acompanhamento Terapêutico e suas Modalidades Técnicas
PÚBLICO ALVO:
Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e Educação, interessados em trabalhar com acompanhamento terapêutico em diversas modalidades
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- História do AT no Brasil/Global: Modificação do Comportamento, Terapia Comportamental Clássica, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), Análise Aplicada do Comportamento (ABA) e Terapias de “Terceira Geração”: Ativação Comportamental (BA), Psicoterapia Analítico Funcional (FAP), Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) e Terapia Comportamental Dialética (DBT)
- Terapia Analítico-Comportamental (TAC) e a história da construção brasileira
- Estrutura da DBT e a construção brasileira da Equipe AT: funções e processos para atendimento de casos psiquiátricos graves e complexos
- Acompanhamento Terapêutico: avaliação funcional no ambiente natural, estabelecimento de objetivos comportamentais, intervenções verbais e ambientais e táticas de generalização/autonomia e independência funcional
- Lugar do AT na Terapia Baseada em Processos e na Psicoterapia Baseada em Evidências: de onde veio e para onde vai a atuação fora do consultório?
- AT e a especificação de suas modalidades: AT Escolar, Parental, Familiar, Judicial, Grupo, Social/Psiquiátrico, Estudos, Foco em Transtorno por Uso de Substância, Trânsito, Fobias
- Gestão Comportamental de Equipes (OBM): aplicação ABA em equipes e empresas
- O papel da família e rede profissional
- Estudo de casos e vivências
CORPO DOCENTE:
Filipe Colombini
Fundador e CEO da Equipe AT. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Psicólogo formado pela Universidade Mackenzie. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN-IPq-HCFMUSP. Formação em Clínica Analítico-Comportamental Infantil e Desenvolvimento Atípico pelo Centro Paradigma. Formação em Organizational Behavior Management (OBM) e Psicoterapia Baseada em Evidências pelo InPBE. Facilitador do método Programa de Qualidade na Interação Familiar (PQIF). Atuou como Supervisor do Pró-estudo. Foi professor do Curso de AT do AMBAN-IPq-HCFMUSP e, atualmente, professor do Curso de AT com foco em Dependência Química do GREA-IPq-HCFMUSP. Coordenador e professor do Curso de Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico da Equipe AT. Coordenador do Programa de ATs do AMBULIM-IPq-HCFMUSP. Sócio-diretor do QG do Rolê
ONDE:
Presencial > Sala Equipe AT: Avenida Paulista, 2073 – Horsa 1 – Cj112 (11 andar) / São Paulo-SP (Prédio do Conjunto Nacional da cidade de São Paulo / em frente ao metrô Consolação)
*Curso não será gravado em função das vivências e da privacidade dos participantes
DIA E HORÁRIO:
>> Dia 08/11/2024 (sexta-feira) – 18h às 22h<<
(teremos horários para almoço, pausas e coffee)
INVESTIMENTO:
Valor único: R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais) / verificar condições de parcelamento
INSCRIÇÕES/MAIS INFORMAÇÕES:
cursosequipeat@gmail.com
WHATSAPP (11) 94530-2668 (Gestão de Cursos Equipe AT – Renan Leoncio)
WHATSAPP do nosso Gestor de Cursos (Renan Leoncio): CLIQUE AQUI
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: CLIQUE AQUI
REFERÊNCIAS PRÉVIAS:
Beltramello, O. (2018). Acompanhamento Terapêutico: características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil. Dissertação, 1696 p., Londrina, PR: UEL.
Bolsoni-Silva, A. T. & Josua, D. (2019). Instrumentos de avaliação na pesquisa e na prática clínica: questões relevantes para a produção de evidências na TAC. Perspectivas em Análise do Comportamento, 10(1), 42-63.
Cassas, F. A. (2013) Acompanhamento terapêutico como prática do analista do comportamento: Uma caracterização histórica com base no behaviorismo radical (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Colombini, F. A. & Moroz, M. (2022). Estudar – Análise da Produção Científica em Periódicos Brasileiros. Psicologia Escolar e Educacional, 26.
Colombini, F., Shoji, F. T., & Pergher, N. K. (2012). Ansiedade matemática e desenvolvimento de hábitos de estudo: Algumas possibilidades de atuação do acompanhante terapêutico. Em: C. V. V. B. Pessoa, C. E. Costa & M. F. Benvenuti (Orgs.) Comportamento em Foco (pp. 131-142). São Paulo: ABPMC.
Dorigon, L. T. & Andery, M. A. P. A. (2015). Estímulos reforçadores automáticos, naturais e arbitrários: uma proposta de sistematização. Acta Comportamentalia, 23(3), 307-321.
Fogaça, F. F. S., Tatmatsu, D. I. B., Comodo, C. N., Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2019). O desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(2), 217-231.
Guedes, M. L. (1993). Equívocos da terapia comportamental. Temas em Psicologia, 2, 81-85.
Hayes, S. C & Hofmann, S. G. (2020). Terapia cognitivo-comportamental baseada em processos. Artmed, 492p.
Hofmann, S. G., & Hayes, S. C. (2019). The future of intervention science: Process based therapy. Clinical Psychological Science, 7(1), 37–50.
Hofmann S. G., & Hayes S. C. (2020). Beyond the DSM: A process-based approach. Oakland, CA: Context Press / New Harbinger.
Kienen, N., Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2013). Ensino programado e programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos: alguns aspectos no desenvolvimento de um campo de atuação do psicólogo. Acta Comportamentalia, 21(4), 481-494.
Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2001). Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia, 5(1).
Marco, M. N. (2011). Acompanhante terapêutico: Caracterização da prática profissional na perspectiva da Análise do Comportamento (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.
Santos, M. A. dos, Mishima-Gomes, F. K. T., Pillon, S. C., Zanetti, A. C. G., Souza, J. de, Miasso, A. I., & Peres, R. S. (2015). Produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira: Revisão da literatura. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 64-77.
Stokes, T. F., & Baer, D. M. (1977). An implicit technology of generalization. Journalof Applied Behavior Analysis, 10, 349–367.