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AT ESCOLAR – DESAFIOS E OPORTUNIDADES

AT Escolar: Desafios e Intervenções >> no desenvolvimento da autonomia no ambiente escolar <<

curso extensão 2023

Nesses 15 anos de experiência como AT e há 10 anos com a Equipe AT, o CEO e fundador, Filipe Colombini junto com o coordenador Luiz de Oliveira, oferecerão mais um curso de extensão em AT.

Sem sombra de dúvidas, toda essa experiência somada a uma teoria atualizada, será de altíssimo nível! Venha conhecer o nosso curso, agora, sobre AT Escolar! Uma modalidade tão necessária e pedida nas escolas, mas que facilmente pode excluir do que incluir… 

OBJETIVO:

Oferecer conhecimento teórico e prático sobre o Acompanhamento Terapêutico Escolar.

PÚBLICO ALVO:

Estudantes das áreas da Saúde e Educação, interessados em trabalhar com Acompanhamento Terapêutico Escolar. Profissionais das áreas da Saúde e Educação interessados em trabalhar com a inclusão nos ambientes escolares.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Histórico do AT – Mundo, Brasil e Equipe AT
  • AT Escolar – definição, função e multidisciplinaridade
  • Diagnósticos e demandas frequentes para o AT Escolar
  • Manejo comportamental em sala de aula
  • Definição de objetivos comportamentais e pedagógicos
  • Desafios da generalização – autonomia e independência
  • Ética e trabalho em equipe – o que e como fazer
  • Orientação/treinamento parental/familiar
  • Desenvolvimento de autocontrole e automonitoramento

CORPO DOCENTE:

Luiz Oliveira

Coordenador da Equipe AT. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela USP. Especialista em Políticas Públicas e Organização Social. Formação em Acompanhamento Terapêutico pelo AMBAN-IPq-HCFMUSP. Experiência em trabalhos voltados a políticas públicas para crianças e adolescentes. Experiência na aplicação de instrumentos de avaliação psicológica. Psicólogo Clínico e da Equipe AT. Professor do Curso de Aprimoramento em AT da Equipe AT. Supervisor da Equipe AT. Coordenador e Fundador da Equipe Fluxo.

ONDE:

Online – Plataforma Zoom (link a ser enviado)

DIAS E HORÁRIOS:

2 dias consecutivos: Sexta-feira, 19 de maio, 18h às 22h (noite) e Sábado, 20 de maio, 8h30 às 12h30 (manhã)

INVESTIMENTO:

Estudantes de Graduação: R$ 150,00 / Profissionais: R$ 300,00

INSCRIÇÕES/MAIS INFORMAÇÕES:

cursosequipeat@gmail.com
Whatsapp (11) 94530-2668 (Gestão de Cursos Equipe AT)

REFERÊNCIAS PRÉVIAS:

Botomé, S.P. (1981). Objetivos comportamentais no ensino: A contribuição da Análise Experimental do Comportamento. Tese de doutorado não publicada, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Colombini, F., Shoji, F. T., & Pergher, N. K. (2012). Ansiedade matemática e desenvolvimento de hábitos de estudo: Algumas possibilidades de atuação do acompanhante terapêutico. In C. V. V. B. Pessoa, C. E. Costa & M. F. Benvenuti (Orgs.) Comportamento em Foco (pp. 131-142). São Paulo: ABPMC.

Kienen, N. (2008). Classes de comportamentos profissionais do psicólogo para intervir, por meio de ensino, sobre fenômenos e processos psicológicos, derivadas a partir das diretrizes curriculares, da formação desse profissional e de um procedimento de decomposição de comportamentos complexos (Tese de doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Kubo, O. M., & Botomé, S. P. (2001). Ensino-aprendizagem: uma interação entre dois processos comportamentais. Interação em Psicologia5(1).

Marco, M. N. (2011). Acompanhante terapêutico: Caracterização da prática profissional na perspectiva da Análise do Comportamento (Dissertação de mestrado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru.

Moskorz, L.; Kubo, O. M.; De Luca, G. G. De, & Botomé, S. P. (2012). Um exame dos fundamentos para diferentes denominações das intervenções do analista do comportamento em contexto clínico. Acta Comportamentalia, 20(3). 343-365.

Santos, M. A. dos, Mishima-Gomes, F. K. T., Pillon, S. C., Zanetti, A. C. G., Souza, J. de Miasso, A. I., & Peres, R. S. (2015). Produção científica sobre Acompanhamento Terapêutico (AT) na pós-graduação brasileira: Revisão da literatura. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 64-77.

Sereno, D. (2006). Acompanhamento terapêutico e educação inclusiva. Psyche (São Paulo), 10(1), 167-179. 

Silva, A. S. T., & Silva, R. N. (2006). A emergência do acompanhamento terapêutico e as políticas de saúde mental. Psicologia: Ciência e Profissão, 26(2), 210-221.

Silva, A. M. D., & Mendes, E. G. (2012). Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais. Revista Brasileira de Educação Especial18(01), 53-70.

Zamignani, D. R.; Kovac, R., & Vermes, J. S. (2007). A clínica de portas abertas: Experiências e fundamentação do acompanhante terapêutico e da prática clínica em ambiente extraconsultório. São Paulo: ESETec

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